terça-feira, 29 de abril de 2008

Auto-estradas portuguesas

Auto-estradas portuguesas com mais vítimas mortais

Num total de 19 países europeus, estima-se que morram nas auto-estradas uma média de 3,65 pessoas por cada mil milhões de quilómetros percorridos, valor que fica significativamente abaixo dos 6,76 que se registam em Portugal, revela o Conselho Europeu da Segurança nos Transportes.
O número de mortos nas auto-estradas nacionais só é ultrapassado pela Eslovénia (8,68) e pela Hungria (8,84). No extremo oposto, a liderar a tabela das auto-estradas menos mortais, estão a Suíça (1,41) e a Dinamarca (1,5).
No entanto, o risco de morte nestas vias tem vindo a diminuir acima da média europeia de 5,7%, baixando no País 8,5% de 1997 para 2006. Outra boa notícia é o facto do número de mortos em acidentes de viação ter baixado 30% no primeiro mês e meio deste ano face ao mesmo período de 2007, segundo dados reunidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Ou seja, entre 1 de Janeiro e 15 de Fevereiro perderam a vida nas estradas nacionais 77 pessoas, menos 34 do que as 111 registadas no ano passado.

A4 é palco de fatalidades

Relativamente à perigosidade relativa das auto-estradas nacionais, a A4 é a que regista mais mortos e feridos ligeiros por km, enquanto que a A15 lidera nos feridos graves, adianta ao o secretário-geral da Prevenção Rodoviária Portuguesa, José Miguel Tragoso.

Contudo, «não é na qualidade das auto-estradas que está o problema», mas sim «nos comportamentos dos condutores e na velocidade».

Sem comentários: