segunda-feira, 21 de abril de 2008

Acidentes Rodoviarios

Mais um dia mais mortos nas estradas portuguesas. Quando acabará esta matança? Pelos vistos só quando não houver mesmo ninguem a andar nas estradas.
Portugal e o país da União Europeia com maior taxa de mortalidade nas estradas e isso deve-se a quê? É a pergunta mais habitual. Pois deve-se a apenas 3 factores:
Falta de civismo nas estradas portuguesas, a que se junta o excesso de velocidade e o elevado consumo de alcóol
Falta de campanhas preventivas bem elaboradas
Mão pesada na eplicação do codigo da estrada
O nosso país, consegue ter mais mortes nas estradas que as tropas americanas em guerra no iraque. Esta é a nossa guerra, e não estamos a fazer nada para acabar com ela.
A falta de civismo e brutal. Como é possivel andar em contra-mão nas auto-estradas? Tentar executar ultrapassagens que ja se sabe a partida são impossiveis de se realizar? Só existe uma resposta para estas perguntas, falta de civismo portuguesa evidente em tantas outras situações.
O excesso de velocidade também é evidente, mas a isso se pode aliar o facto de cada vez mais os veiculos serem mais potentes o que leva os condutores a exceder os limites de velocidade. Na minha modesta opinião, não é o execesso de velocidade sozinho que mata nas estradas, está sempre acompanhado pela falta de civismo. Poucos, são os acidentes mortais originados apenas pelo excesso de velocidade.
Também, muitas vezes, se diz que os acidentes são provocados pelo escesso de alcool, não sou dessa opinião.
O alcoól é só mais um aliado, ao excesso de velocidade e à falta de civismo. O povo portugues e dos que mais alcoól consome na Europa, e também os que mais morrem na estrada. Para isso não é necessário baixar a taxa de alcooloemia que isso não leva a lado nenhum, mas sim aplicar duras penas a quem for apanhado com excesso de alcóol no sangue.
Portugal, tem uma fraca produção de campanhas de sensibilização para a sinistralidade nas estradas. Era necessario mostrar mesmo a realidade do problema e não mostra-la de uma forma superficial. Mostra-la por dentro, indo a hospitais, mostrando a realidade das familias que perderam os seus ente queridos, etc...
Só assim poderia-mos fazer ver a todos os automobilizados a realiade do nosso país, pois parece que só os números não estão a produzir os efeitos desejados.
Para tentar acabar com este flagelo só falta mesmo a vontade das forças de segurança em aplicar a lei de forma pesada, se tal não legislado que se legisle porque com este tipo de penas não vamos a lado nenhum. O codigo da estrada foi alterado, mas so serve para a circulação não para a criminalidade. Matar com um carro é um crime tão elevado como matar com uma arma ou outro objecto qualquer.
Por isso, a acção da policia em casos de execesso de velocidada, execesso de alcóol e de falta e civismo nas estradas tem de incidir no codogo da estrada é claro mas a penalizações tem que estar inseridas dentro do codigo penal, para que um individuo seja julgado pelos seus actos.
Só com uma forte mobilização de todos, e com a vontade da classe politica da forças da autoridade, e que vamos conseguir acabar com esta.

Sem comentários: